PLISSADO COM PREGAS FEITO À MÃO.

A pedido de alguns seguidores vou abordar o plissado com pregas feito à mão. Hoje em dia nó já encontramos o tecido plissado nas lojas mas fica aqui a ideia (método) para se quiserem experimentar.

Plissado com pregas feito à mão

GOMA PARA PLISSAR O TECIDO
Ingredientes:
1 Pacote de gelatina em pó incolor e sem sabor;
1 Litro de água a ferver;
1 Litro de água fria;
2 Copos de álcool;
1 Colher (sopa) de sal, para evitar manchas no tecido.

MODO DE FAZER
Dissolva a gelatina num pouco de água quente e acrescente 1 litro de água quente, a seguir misture toda a água fria, álcool e sal. Mergulhe o tecido na goma até que o mesmo fique totalmente humedecido.Pendure o tecido e deixe secar à sombra, não deixe formar pregas ou rugas, não coloque molas.

Plissado com pregas feito à mão

COMO FAZER A FORMA
Num papel com a medida que pretende comece por marcar e riscar a forma do plissado com a largura e altura que deseja. Neste caso eu marquei com a largura de 2,5 cm e a profundidade da prega com 5 cm.

Dobre o papel pelos riscos que desenhou e acaba de obter a forma do plissado.

Depois de ter mergulhado o tecido na goma e procedido à secagem coloque o tecido na forma de papel com cuidado por forma a que o tecido não fique com rugas.

Passe a ferro em cima da forma. Com cuidado retira a forma. Em seguida molha um pano e coloca sobre o plissado e passa novamente a ferro.

Aspecto final do tecido plissado com pregas feito à mão depois de sair da forma de papel e passado a ferro. Como pode ver fica lindo e o processo só exige paciência. Depois de assimilar o método é simples. Só custa fazer a primeira vez.

Partilhar

Deixe aqui o seu comentário

Select Language